Bananas agora é a vez de vocês!
COMO ESCREVER O SEU PRÓPRIO DIÁRIO.
Passos
- Compreenda que, eventualmente, o diário se tornará seu melhor amigo, seu silencioso confidente ou testemunha. Você irá confiar ao seu diário qualquer coisa, inclusive, os seus maiores segredos.
2
Coloque a data ou alguma sequência de informações em seu diário, possivelmente, no topo da página. Ex: 12-11-2012. Outras formas poderiam ser 12/11/12, dia # 123 de minha vida ou você pode colocar o ano no canto da página para mostrar que tudo aconteceu naquele ano. Se não der certo, apenas escreva 12/11.
3
Só comece a escrever seu diário se você estiver realmente interessado em fazer isso. Não comece a escrever um somente porque seus amigos fazem isso.
4
Se essa será a primeira vez que você vai escrever um diário, então, comece com um pequeno. Você pode amar escrever em diário grande nos primeiros dias mas, depois de algumas semanas, a idéia de ter que escrever tanto poderá te assustar. Caso você tenha já escrito um diário e esteja totalmente animado a começar outro, então, compre um bem gordo. Prefira comprar diários com cadeados porque eles são seguros, só tome cuidado para não perder a chave!
5
Tente escrever seu diário à noite porque, assim, você poderá descrever o dia e os horários por inteiro. Não existe lógica alguma em escrever um diário quando você acorda porque a única coisa que poderá fazer é escrever sobre os seus sonhos.
6
Se quiser, cole adesivos em várias páginas e desenhe alguns rabiscos para expressar como você se sente em relação a alguma coisa ou alguém.
7
Comece a escrever! Escreva sobre como se sente e porque se sente desse jeito. Você pode escrever sobre alguma celebração ou algum desastre que tenha acontecido naquele dia. Ou você pode escrever livremente. Coloque a caneta na página e escreva o que estiver em sua mente. Anote fatos legais, informações importantes, avisos, dicas, idéias, artesanatos, receitas, qualquer coisa que você queira manter segredo... e a lista continua.
8
Comece pela parte da manhã. Descreva como ela foi e não esqueça nenhum detalhe. Se você gostaria que seu dia tivesse sido melhor, escreva o motivo. Se você estiver especialmente ressentido com alguém, não tenha medo de se expressar. Em seguida, passe para a tarde e, depois, fale sobre sua noite. Sempre diga boa noite no final e prometa escrever mais depois.
9
Caso não esteja seguindo os passos 7 e 8 e esteja apenas escrevendo em um parágrafo os incidentes que aconteceram em sua vida, você pode usar um marcador de livros para localizar a página em que parou. Você também pode ler suas últimas anotações, caso esteja escrevendo após alguns dias.
10
Se faz algumas semanas que você não escreve em seu diário, não se preocupe. Você pode colocar uma nova data, escrever o motivo e pedir desculpas por isso. Afinal, ele é seu amigo! Por exemplo: Me desculpe, eu não pude escrever para você. Eu estava muitíssimo atarefado.
11
Sempre pense que seu diário é uma pessoa de verdade, não um ser inanimado.
12
Adicione alguns rabiscos como smiley (carinha sorridente) ou qualquer outra coisa que mostre como você se sente. Só faça se realmente quiser. Isso pode ser mais divertido para algumas pessoas. Outra sugestão seria desenhar seu próprio retrato ou imagem. Você pode querer escrever algo mais sobre como foi o seu dia. No geral, ele foi positivo ou negativo?
13
Não blefe. Sempre escreva com sinceridade. Seu diário irá sempre escutar, nunca esquecer, jamais julgar e, em nenhuma hipótese, revelará seus segredos. Então, não tenha medo de escrever a verdade não importa quão terrível ela seja.
14
Escreva como você gostaria que o seu dia tivesse sido. Diga o que você acha que poderia tê-lo tornado melhor. Ex: você tirou uma nota mediana em sua prova, mas desejaria ter tirado a nota máxima.
15
Termine com o seu nome. Você também pode adicionar sua assinatura. Se quiser, termine com "tchau" ou "boa noite". Isso é completamente opcional.
16
Para ser mais criativo, você também pode colar algumas recordações como fotos, pétalas de flores ou qualquer coisa associada com o que aconteceu durante o dia. Se você tiver ido a um parque de diversões ou show, você pode querer colar o canhoto de seu ingresso!
- Cole um envelope em seu diário para guardar com segurança fotos, ingressos, cartões postais, etc.
17
Escreva honestamente em seu diário. Escreva sobre os segredos que você não contaria a ninguém. Pode ser sobre seu ex-namorado (ou ex-namorada), alguma coisa que você viu na TV ou sobre um amigo antigo. Pode ser qualquer coisa sua ou relacionada a você.
18
Tente usar suas próprias idéias. Por exemplo: escreva no final de cada página "A lição que eu aprendi é que, se a vida te der limões..." e complete o ditado com um final diferente a cada dia. Seja criativo.
19
Parabéns! Você escreveu um diário com sucesso. Certifique-se de mantê-lo escondido de seus irmãos sorrateiros. Melhor ainda, nem ouse dizer a eles que você tem um diário. Lembre que seu diário é parte de você e que o motivo de se ter um é poder consultá-lo no futuro.
Dicas
- Mantenha-o limpo! Quando você voltar a pegar em seu diário daqui há vinte anos, você vai desejar, pelo menos, ser capaz de ler sua própria escrita!
- Tente não escrever mais de uma vez ao dia. Se alguma coisa drástica acontecer e você precisar anotá-la, ponha um "mais tarde" debaixo do que escreveu por último.
- Escolha uma capa que ache legal ou que se adapta ao seu estilo. Por exemplo: se você é uma espécie de artista, apenas desenhe sua própria capa ou, se você está mais para um garoto ou garota skatista, cole uma foto sua fazendo alguma manobra ou apenas uma foto do skate. Mesmo que a capa de seu diário seja tão simples quanto um a de caderno escolar, você pode transformá-la com desenhos, adesivos etc.
- Torne-o bom de ser lido. Quando você olhar para trás, vai desejar se divertir lendo seu antigo diário. Tente começar suas introduções com coisas excitantes e que prendam a atenção. Como, por exemplo, Ai, meu Deus!, ou Adivinha o que aconteceu! ou mesmo Hoje aconteceu uma coisa terrível!. Termine escrevendo sobre seus sentimentos até aquele momento do dia ou desenhando uma carinha para mostrar como está se sentindo.
- Não se preocupe se não puder escrever todos os dias.
- Escreva todos os seus pensamentos profundos. Se você continuar guardando as coisas dentro de você, de que adianta ter um diário?
- Escreva o que vier à sua mente. Digamos que você tenha acabado de pensar em uma história ou música, pare, ponha reticências, e simplesmente escreva sobre isso. Em seguida, pule uma linha e continue o que já estava escrevendo. Você nunca sabe o que aconteceria!
- Um formato que você pode usar é escrever em um lado da página e, no outro lado, colocar uma foto ou qualquer coisa que tenha feito. Por exemplo, se você viajou para algum lugar com seus amigos, coloque uma foto de vocês lá. E, mesmo que você não tenha fotos, você sempre poderá colocar alguma recordação como o saquinho da pipoca que comeu em seu primeiro encontro. Coisas do tipo. Mas, você precisará encontrar um diário moderadamente grande para essa finalidade.
- Você pode colocar citações, se desejar, como, por exemplo: "Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas uma aventura seguinte" - Albus Dumbledore.
- Harry Potter e a Pedra Filosofal. Você pode simplesmente escrever uma frase e decorá-la. É muito mais divertido e expressa seus sentimentos.
Avisos
- Se você escrever coisas muito pessoais, certifique-se de ninguém mais poderá lê-las. Se você estiver muito preocupado com isso, use um caderno com cadeado ou transfira seu diário para seu computador e ponha uma senha.
- Nunca escreva nada que você odiaria se lembrar... A menos que você pense que isso possa ajudá-lo a se recuperar de "qualquer coisa que você odiaria lembrar".
- Guarde seu diário em um lugar secreto. Cuidado para não deixá-lo cair nas mãos de pessoas indesejadas como seus irmãos ou mesmo seus pais. Tente escondê-lo em seu guarda-roupas, em uma bolsa que ninguém usa ou até na fronha de seu travesseiro.
- Tenha em mente que, caso você fique incapacitado ou algo pior aconteça, seu diário se tornará um documento que terá algum status legal. Isso não é ruim, mas lembre-se de que, se você tiver escrito alguma nota dizendo "Ligar para o advogado sobre o George" (e o carro, sua mudança para casa, o envio das crianças para a mãe), ela pode ser tomada para expressar suas intenções quando você não mais puder fazê-las. Se você mudar de idéia com relação a qualquer nota em seu diário, apague-a.
- Se o seu diário for encontrado, isso talvez possa significar que seus segredos vazarão pelo mundo. Certifique-se de que isso jamais aconteça escondendo ele bem, não falando a ninguém que você tem um diário e apenas escrevendo nele quando não houver ninguém por perto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário